CENITS

INTRODUÇÃO
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da saúde, criada pelo Decreto nº 4.726, de 9 de junho de 2003, responde pela gestão federal do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere à formulação de políticas públicas relacionadas à gestão e regulação do trabalho na saúde, bem como políticas orientadoras da formação e qualificação dos/as trabalhadores/as da saúde no Brasil.

Ao assumir o compromisso de efetivação do Piso Nacional da Enfermagem, sancionado pela Lei n° 14.434, de 4 de agosto de 2022, o Ministério da Saúde estabeleceu os procedimentos necessários para operacionalizar o repasse do recursos da assistência complementar financeira para pagamento dos enfermeiros, auxiliares, tecnicos de enfermagem e parteiras para os estados, municipios e Distrito Federal. Nesse sentido a SGTES cria a Coordenação-Geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde (CGPRETS) ao DEGERTS, com o objetivo de promover a orientação normativa, a supervisão técnica, a fiscalização, a execução e o controle das atividades relacionadas a implantação dos pisos salarias das categorias profissionais da área da saúde. Então, mediante iniciativa o CGPRETS/DEGERTS propõe articular e participar de movimentos e reuniões das instâncias de controle social e de deliberação do SUS como os Conselhos de Saúde, as Comissão Intergestores Bipartite, os Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e os órgãos e entidades administrativas públicas com vistas a atender as demandas dos estados, municípios e relacionadas a operacionalizar e efetivar o pagamento do piso da enfermagem.
OBJETIVO
Subsidiar os entes federativos no que tange ao repasse da assistência complementar financeira para efetivação do piso nacional da enfermagem.
OBJETIVO ESPECIFÍCO
  • Apoiar o processo de implantação do Piso Nacional de Enfermagem em todo território nacional
  • Acolher as demandas e sanar as dúvidas das(os) profissionais responsáveis pelo preenchimento do InvestSUS do Piso da Enfermagem
  • Qualificar os responsáveis pela informação inserida no sistema InvestSUS do piso da enfermagem nos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Agenda da Caravana do Piso da Enfermagem

Iniciativa percorrerá todas as capitais brasileiras a partir de fevereiro
REGIÃO
UF
ESTADO
DATA PREVISTA
STATUS
Nordeste
CE
Ceará
22/03/2024
Realizada
Nordeste
PE
Pernambuco
26/03/2024
Realizada
Sudeste
ES
Espírito Santo
04/04/2024
Realizada
Sul
RS
Rio Grande do Sul
10/04/2024
Realizada
Sudeste
MG
Minas Gerais
16/04/2024
Realizada
Nordeste
MA
Maranhão
18/04/2024
Em Breve
Norte
RO
Rondônia
23/04/2024
Em Breve
Nordeste
SE
Sergipe
26/04/2024
Em Breve
*Em breve, os próximos estados serão divulgados.
Salvador recebe a Caravana do Piso da Enfermagem
Nesta quinta-feira (22/2), a capital baiana recebe a segunda parada da Caravana do Piso da Enfermagem. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) busca articulação com as instâncias de controle social e deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender às demandas dos estados, municípios e Distrito Federal, relacionadas à operacionalização e efetivação do pagamento do piso da enfermagem.

O encontro será realizado com Conselhos de Saúde, Comissões Intergestores Bipartites, Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde, órgãos e entidades administrativas.

Galeria de fotos