O Censo da Força de Trabalho em Saúde é uma iniciativa que tem como objetivo identificar a totalidade de trabalhadoras(es) da área da saúde no Brasil, contemplando a diversidade de ocupações, vínculos e jornadas de trabalho existentes em estabelecimentos de saúde no setor público e privado. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Conta com o apoio da Rede Colaborativa de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS (REGTES), na qual participam instituições das três esferas de gestão do SUS (municipal, estadual e federal), para qualificar as informações referentes à força de trabalho na saúde.
Por meio do Censo, será possível obter informações estratégicas, como a distribuição geográfica das(os) trabalhadoras(es), das formas de contratação e das modalidades de gestão de trabalho no SUS.
Essas informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas de gestão do trabalho em saúde eficazes, para a garantia do acesso equitativo aos serviços de saúde e para a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.